Intervenção de João Ferreira no PE

Travar as interferências<br>da UE

Numa intervenção proferida no dia 6 no Parlamento Europeu, sobre as interferências da União Europeia em Portugal, João Ferreira, deputado do PCP, salientou que foi «a luta dos trabalhadores e do povo português», travando «um caminho contrário à marcha da história», que derrotou o anterior executivo PSD/CDS, um «governo que aplicou diligentemente as vossas orientações».

Dirigindo-se a Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, a Mario Draghi, presidente do Banco Central Europeu (BCE) e «companhia», João Ferreira lembrou que foi pela luta que «conseguimos», entre outras medidas, a eliminação dos cortes salariais na Administração Pública; o aumento do salário mínimo nacional; a redução de taxas moderadoras na saúde; o reforço das prestações sociais, com o aumento dos abonos de família, Complemento Solidário para Idosos e Rendimento Social de Inserção; o descongelamento das pensões; a eliminação da sobretaxa do IRS sobre os trabalhadores em geral; a gratuitidade progressiva dos manuais escolares.

Na passada semana, destacou, «foi reposto o horário das 35 horas na Administração Pública». «Tudo isto é pouco, apesar de importante. Falta muito mais. E vamos conseguir muito mais», perspectivou, sublinhando que Portugal é «um País com mais de 800 anos de história e com um povo zeloso da sua independência», que vai «escrever por suas mãos o seu destino». «Ponham as barbas de molho», concluiu.




Mais artigos de: Europa

Em busca da alternativa<br>à esquerda

No início da campanha eleitoral que arranca hoje, quinta-feira, 9, em Espanha, a coligação «Unidos Podemos» apela ao reforço da votação para quebrar o bloqueio a uma alternativa à esquerda.

Resistência tenaz

Em vésperas da abertura do Euro de futebol, o movimento de contestação à lei do trabalho continua a abalar diversos sectores de actividade em França. 

Desmilitarizar a União Europeia,<br>dissolver a NATO

O Grupo Confederal da Esquerda Unitária Europeia/ Esquerda Verde Nórdica no PE (GUE/NGL) realizou, nos dias 2 e 3, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, uma conferência pela paz sob o lema «Há uma alternativa – Não à NATO!», tendo em...

Revés para Renzi

A candidata do Movimento 5 Estrelas à Câmara de Roma, Virginia Raggi, venceu, dia 5, a primeira volta das eleições municipais, com 35,3 por cento dos votos, à frente de Roberto Giachetti, do Partido Democrata, que só recolheu 24,8 por cento dos votos. A candidata da...

Sem paralelo

Complexo, moroso, exigente, o processo de elaboração, discussão e aprovação do orçamento da UE desenrola-se ao longo de vários meses. A firme defesa dos interesses dos trabalhadores, do povo e do País, requer uma intervenção dedicada e qualificada...